A Ciência atua do muito pequeno ao muito grande.

A Ciência atua do muito pequeno ao muito grande.
Powered By Blogger

Seja Bem-Vindo

Este blog é de conteúdo totalmente científico e educativo. É constituído por artigos científicos ou relacionados à variados campos do saber (como política, filosofia ou sociologia, entre outros) que têm como objetivo a divulgação do conhecimento.


"O poder da humanidade que criou este imenso campo do saber há de ter forças para levá-lo ao bom caminho". (Bertrand Russel, filósofo e matemático inglês do século XX)



terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Tributo a Sir Isaac Newton


Ontem, dia 4 de Janeiro, foi o aniversário de um dos maiores cientistas de todos os tempos: Isaac Newton. Isaac Newton nasceu em 4 de Janeiro de 1642 na Inglaterra, em Woodsthorpe, no Linconshire. Com 25 anos de idade, por intermédio de seu professor, Isaac Barrow, já sentava-se na Cátedra de Matemática da Universidade de Cambridge.


Isaac Newton fez descobertas surpreendentes para o campo da física, da matemática e da astronomia. Na física mecânica, enunciou três leis, além da Lei da gravitação Universal: a Lei da Inercia (1º Lei de Newton), Princípios da Dinâmica (2º Lei de Newton) e o Princípio da Ação-Reação (3º Lei de Newton).


Lei da Inercia: Também conhecida como 1º lei de Newton, afirma que, se um corpo está em repouso ou em movimento retilínio uniforme, a tendência dele é permanecer em tais estados até que uma força atue sobre ele.


Princípio da Dinâmica: Também conhecido como 2º Lei de Newton, afirma que a força F, aplicada ou executada por um corpo, é igual ao produto de sua massa m multiplicado pela sua aceleração a, ou seja, F=ma. Esta equação é considerada como uma das mais importantes para a física.


Princípio da Ação-Reação: Também conhecido como 3º Lei de Newton, afirma que se um corpo A se chocar com um corpo B, exercendo sobre ele uma força Fa, o corpo B, por sua vez, também exercerá uma força Fb sobre o corpo A, de mesmo módulo, mesma direção, porém, em sentido contrário, isto é, Fa = Fb.


Lei da Gravitação Universal: Talvez a principal lei de Newton, afirma que todos os corpos atraem-se mutuamente, com uma força proporcional a massa dos corpos e inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separa. Todavia, para esta lei inclue-se uma constante denominada constante gravitacional G (G = 6,67 . 10-¹¹ N . m²/kg²). Com esta lei, podemos explicar porque os corpos caem, porque a Lua gira em torno da Terra, porque 16 satélites giram em torno de Júpiter e porque os planetas do Sistema Solar giram em torno do Sol. Esta lei explica qualquer movimento terrestre ou celeste, isto é, ela é usada, como Newton mesmo dizia, "Assim na terra como no céu".


Para a Ótica, Newton também contribuiu grandiosamente, afirmando que a luz não era pura como todos pensavam na época, mas a composição de 7 cores. Isto foi denominado por Newton o espéctro da luz branca. Newton fez esta grande descoberta com uma experiência que ficou bastante conhecida: com um prisma, deixou a luz solar entrar por uma fresta na cortina da janela e incidir sobre o prisma, decompondo assim a luz branca.


As contribuições de Newton para a Matemática também são imensas. Enunciou as Tangentes, o Cálculo Integral e Diferencial, muito usados na Física, na astronomia, na Engenharia e em muitos outros campos científicos.


Newton também também tinha um temperamento muito explosivo. Era ranzinza, quieto e isolado, muito sensível à críticas. Newton também inventou um telescópio portátil e também fazia estudos na Alquimia. Newton faleceu em 31 de Março de 1727, em Londres, ao que consta, devido a complicações e problemas com cálculo renal.


Muitos classificam Newton como o maior cientista de todos os tempos por sua imensa genialidade.



Um comentário: