A Ciência atua do muito pequeno ao muito grande.

A Ciência atua do muito pequeno ao muito grande.
Powered By Blogger

Seja Bem-Vindo

Este blog é de conteúdo totalmente científico e educativo. É constituído por artigos científicos ou relacionados à variados campos do saber (como política, filosofia ou sociologia, entre outros) que têm como objetivo a divulgação do conhecimento.


"O poder da humanidade que criou este imenso campo do saber há de ter forças para levá-lo ao bom caminho". (Bertrand Russel, filósofo e matemático inglês do século XX)



sábado, 30 de janeiro de 2010

A Invenção da WWW (World Wide Web)




Em 1989, enquanto trabalhava no CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares), em Genebra, na Suíça, o cientista da computação e informação inglês Tim Berners-Lee (1955) escreveu um programa que permitia que cientistas do CERN compartilhassem seu trabalho por meio de um sistema global de documentos de hipertexto. A rede foi lançada ao mundo por intermédio da Internet em 1991. A rede foi denominada World Wide Web (WWW), que em português significa Rede de Alcance Mundial.


Bernes-Lee nasceu em 1955, na cidade de Londres, Inglaterra. Interessado em computadores, ele estudou na Universidade de Oxford. Em Oxford, ele construiu seu próprio computador com componentes eletrônicos antigos e peças de uma televisão. Seus pais trabalhavam na indústria de computação. Berners-Lee desenvolveu um programa chamado Enquire para ajudá-lo a acessar tipos de informação variadas para seu trabalho. A informação era armazenada em arquivos que continham conexões e links de hipertexto.


Em 1994, Berners-Lee fundou o Consórcio da rede de Alcance Mundial. O objetivo do consórcio era guiar a rede para seu total potencial no futuro.


A World Wide Web revolucionou a comunicação mundial, a informática e toda a ciência da computação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário