A Ciência atua do muito pequeno ao muito grande.

A Ciência atua do muito pequeno ao muito grande.
Powered By Blogger

Seja Bem-Vindo

Este blog é de conteúdo totalmente científico e educativo. É constituído por artigos científicos ou relacionados à variados campos do saber (como política, filosofia ou sociologia, entre outros) que têm como objetivo a divulgação do conhecimento.


"O poder da humanidade que criou este imenso campo do saber há de ter forças para levá-lo ao bom caminho". (Bertrand Russel, filósofo e matemático inglês do século XX)



quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Alfred Nobel e a Criação do Dinamite







Em condições ambientais, a nitroglicerina é um líquido oleoso muito sensível a choques mecânicos. Uma simples agitação já é suficiente para provocar sua decomposição em nitrogênio(N2), dióxido de carbono (CO2) e água (H2O), todas na fase gasosa, o que gera grande aumento de volume. Como a nitroglicerina é bastante instável, ela não é muito utilizada como explosivo. No entanto, o grande químico sueco Alfred Nobel (1833-1896), fundador do Instituto Internacional de Prêmios Nobel, verificou que, se ele misturasse a nitroglicerina com um material sólido e absorvente (a celulose, por exemplo), conseguiria estabilizá-la. Estava assim inventado o explosivo dinamite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário